Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimentos de Leitura e Escrita

http://rlv.zcache.com.br/livro_de_leitura_da_coruja_cartao-r3c46172e760d4a1c88bfa45869e8ae53_xvuat_8byvr_216.jpg



"A leitura sempre esteve presente em minha vida. Na infância, eram os clássicos contos de fadas, um mundo colorido, que despertava sonhos,  levava-me além da realidade, viajando com diferentes personagens. Não possuía muitos livros, mas o que me estimulava eram as histórias de minha avó, mesmo analfabeta, contava-me muitos contos da tradição oral. Eram histórias fantásticas, mágicas, despertavam a imaginação, a curiosidade em saber se eram reais ou não... era maravilhoso! Não existiam DVDs, games, celulares, nada, mas o ato de reunir os netos e contar suas histórias inventadas fazia toda a diferença.
Hoje, busco estimular a leitura de meus alunos lendo para eles.  No 1º ano na rede municipal, inicio a aula com uma roda de história, utilizo diferentes artifícios, fantoches, sons, encenação, e mesmo estando em fase de alfabetização, ADORAM  ler e reler para os colegas. No fundamental II e médio, procuro incentivá-los lendo de tudo um pouco, demonstrando a importância do ato de ler para crescer, conhecer e refletir."

                     Marisol Aparecida Ferreira Limp Pisso
 




"Sempre gostei muito de ler.A cada ano na escola,percebia o valor da leitura.
Na 7º série,minha professora indicou Machado de Assis,comecei a ler livros 
retirados na biblioteca da escola,mas queria ter meus próprios livros,comecei 
a guardar dinheiro para comprar a coleção,pois estava fascinada.Em casa não 
tínhamos muitos livros.Minha mãe sim ,gostava de ler .Cresci vendo-a lendo 
tudo que lhe caia nas mãos,gostava muito de palavras cruzadas.Ela não podia 
comprar,mas tudo que chegava em casa,lia com tanto gosto e prazer que
 contagiava a todos.
Agradeço a minha mãe e  à professora que tanto me incentivava,ela mesma 
trazia os livros para mim,pois em minha cidade não havia livraria e ela trazia 
de sua cidade,onde encontrava livros mais baratos.
Tento passar para meus alunos esse prazer que sinto em ler.Tento ser como a
 minha professora que despertou em mim a leitura e mostrou-me o seu valor."
Marli Helena Dutra Theodoro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDAKIHPdCx1SHF99r7IFhnNI0ScK5ocY8cHTZ9H9piLqijFoAs_ty8bi7PQ87sfBPkE9S-RkI7ShYjVfQnoo2LmV_7XUfg0wp7Whyphenhyphen2n1N_PnObu9NmxfAVX7NytppinsauaTixLwJaOQA/s200/coruja
                                                                               


" Sempre me interessei pela leitura mesmo antes de aprender a ler. Não me recordo de nenhum professor lendo ou contando histórias para mim, a única lembrança de leitura que tenho é de minha mãe, mesmo sem muita instrução com muita força de vontade ela reunia as noites e aos domingos e lia fotonovelas em quadrinhos, alguns contos de fadas. Eu ficava maravilhada com as histórias, a partir daí eu comecei a ler tudo que chegava em minhas mãos. Por isso, procuro ler para meus alunos contos,romances, textos variados etc. Depois partimos para uma recontagem compartilhada. Ao contrário de você, Marli Helena, o gosto pela leitura em mim foi despertado pela minha mãe."

 Maria Antonia Lemes de Souza

                                                                                   

Um comentário:

  1. Sempre me interessei pela leitura mesmo antes de aprender a ler. Não me recordo de nenhum professor lendo ou contando histórias para mim, a única lembrança de leitura que tenho é de minha mãe, mesmo sem muita instrução com muita força de vontade ela reunia as noites e aos domingos e lia fotonovelas em quadrinhos, alguns contos de fadas. Eu ficava maravilhada com as histórias, a partir daí eu comecei a ler tudo que chegava em minhas mãos. Por isso, procuro ler para meus alunos contos,romances, textos variados etc. Depois partimos para uma recontagem compartilhada. Ao contrário de você, Marli Helena, o gosto pela leitura em mim foi despertado pela minha mãe.

    ResponderExcluir